A rede LiteraSampa surgiu em 2010, quando 7 organizações sociais dos municípios de São Paulo, Mauá e Guarulhos se juntaram com o objetivo de promover a leitura literária. Ao longo desse período a rede cresceu, agregou bibliotecas escolares, uma biblioteca pública e outras bibliotecas comunitárias, tecendo uma rede de leitura e levando seus fios para outros pontos desta grande cidade que é São Paulo.
A LiteraSampa atende diversos públicos nas comunidades onde estão inseridas suas bibliotecas: crianças, jovens, adultos, idosos, sem distinção de idade, com a convicção de que a leitura literária é ferramenta fundamental para o desenvolvimento da criticidade e do prazer pela leitura. A rede atua ainda na formação dos mediadores de leitura, jovens e adultos, que podem desempenhar também o papel de gestores das bibliotecas.
As organizações que compõe a rede desenvolvem atividades socioeducativas e culturais, incluindo em seu planejamento político-pedagógico as ações de incentivo à leitura literária. A partir da gestão compartilhada entre as diversas organizações, as ações de promoção da leitura fortalecem, qualificam e disseminam as práticas desenvolvidas pela rede, contribuindo para a construção de políticas públicas de difusão do livro e da leitura, bem como para a incidência sobre essas políticas.
O esforço coletivo na busca por novas parcerias leva ao desenvolvimento de estratégias de sustentabilidade política, financeira e técnica das ações da rede, bem como das ações implementadas por cada instituição que a compõe.
As organizações têm muito em comum: mantêm projetos de formação de leitores (oficinas de mediação de leitura, bate-papo com autores, concursos literários, saraus, seminários, etc.), articulam os parceiros locais e, principalmente, acreditam que a leitura literária pode transformar vidas – que a leitura é um direito e um valor cultural inestimável rumo à cidadania plena.